EVENTO: ATM 2017

May 3, 2017

ATM 2017

O Rio nas Montanhas busca exaltar o relacionamento das pessoas com as montanhas cariocas, destacando o uso recreativo das encostas e cumes e a intensa conexão emocional que as montanhas despertam na população.

 

Em 2017, a Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) está programando as atividades abaixo relacionadas para acontecer no maior centro de escalada em área urbana no planeta, com inúmeras opções de vias de escalada e trilhas para caminhada de fácil acesso e alta qualidade, a Urca:

 

Campeonato de Boulder
Cine Montanha na Praça
30 anos de ATM
Montanhismo Social
Workshops de Segurança em Escalada
Lançamento de Livros
Palestras
Premiação Mosquetão de Ouro

 

O que é a ATM

 

Desde 1987, os clubes e centros excursionistas e montanhistas do Rio de Janeiro se reúnem em torno da Abertura da Temporada de Montanhismo (ATM), celebrando o início da época mais propícia para ser praticado o montanhismo. Uma confraternização aberta ao público, que envolve atividades ecológicas, educação ambiental, demonstrações de técnicas de escalada e resgate, apresentação de equipamentos, campeonato de escalada, cinema de montanha, montanhismo social e sorteio de brindes. Esse evento atrai montanhistas e escaladores bem como simpatizantes das atividades ao ar livre e conservação das montanhas de todo o Brasil.

 

A ATM traz luz para toda a diversidade cultural existente nas montanhas do Rio, celebrando esse estilo de vida, formando público, preservando sua memória e contribuindo para a construção de um novo olhar sobre nossa sociedade.

 

Qual o objetivo da ATM?

 

Celebrar a cultura do montanhismo através de um festival anual e promover a formação do público para atividades ao ar livre.

 

Onde e quando?
 

A Abertura de Temporada de Montanhismo foi incluída no Calendário de Eventos Oficiais da Cidade do Rio de Janeiro pelo Decreto nº 31906, de Incentivo ao Montanhismo, em 12 de fevereiro de 2010,  e será realizada sempre no último domingo do mês de abril na Praça General Tibúrcio, Urca.

 

Como participar?
 

O evento é predominantemente gratuito e não exige inscrição, com exceção de poucas atividades, como o Campeonato de escalada e alguns workshops e oficinas.

 

Quem organiza?
 

A Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ), junto com as entidades que a compõe: CEB, CEC, CEF, CEG, CEL, CEP, CERJ, CET, CNM, GEAN e AGUIPERJ.

 

Nossos parceiros
 

A ATM conta com a participação de federações e clubes de outros estados, bem como de parceiros, como a Riotur, Secretaria Municipal de Meio-Ambiente (SMAC), Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), escoteiros, além de lojas e marcas do ramo.

 

 Fontes:

http://www.femerj.org/atm

http://www.rionasmontanhas.com/

 

Please reload

Posts Em Destaque

DICAS: ALUGUEL DE PALCOS

March 6, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo