Previsão do Tempo - Rio de Janeiro (26/03 a 01/04/2018)

March 26, 2018

 

ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) predomina ao longo da semana sobre a costa da Região Sudeste e garante dias de tempo mais aberto e com pouca chuva. Algumas pancadas de chuva acontecem pela Região associadas à aproximação de frente fria do Sul, e ao vento mais úmido que sopra do mar. 

 

ÍNDICE UV PARA A SEMANA:

Vale lembrar que as lonas utilizadas na montagens de tendas e estrutura da Luso Brasileira vem com uma proteção extra com os raios UV. Ou seja, faça sol ou faça chuva, as Tendas Luso Brasileira são sempre a melhor opção.

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:

 

• Laminado de PVC com tecido de poliéster.

• Possui uma camada adicional para bloquear a passagem da luz.

• Resistente a rasgos e altas temperaturas.

• Alta durabilidade.

• Suporta fortes trações.

• Aditivos especiais anti-UV, antifungos e antioxidante que evitam amarelar e ressecar a lona.

• Bloqueia os raios solares.

 

Saiba mais sobre ÍNDICE UV:

 

O QUE É ÍNDICE UV?
O Índice UV é uma medida da intensidade da radiação ultravioleta (UV), proveniente do Sol, ao nível da superfície terrestre. Serve para nos orientarmos e evitar a exposição ao Sol e possíveis lesões de pele.

O Sol emite energia em diferentes longitudes de ondas, uma parte dela é atingida em forma de ondas ultravioletas nocivas para a vida. Parte dessa energia, é absorvida pela camada de ozônio em altos níveis, outra parte é alcançada na superfície da Terra. O índice UV mede este componente que chega na superfície do nosso planeta.

 

O QUE É O FPS?
O FPS ou Fator de Proteção Solar é um valor que se aproxima a ideia de quanto tempo demoraríamos em queimar-nos, caso tenhamos utilizado um creme de protetor solar. Por exemplo, um creme de FPS 15 indicaria que demoraríamos 15 vezes mais em nos queimar, que nas mesmas condições sem utilizar o protetor solar.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, é recomendável que todas as pessoas independentemente da raça e tipo de pele, utilizar um produto foto protetor com um FPS, como mínimo, 15 (bloqueia o 93% da radiação UV B) e além disso, seja de amplo espectro (que bloqueie também a radiação UVA).

 

DO QUE DEPENDE A INTENSIDADE DA RADIAÇÃO UV?
A altura do Sol: Quanto mais alto esteja o sol no céu, mais intensas é a radiação UV. Assim, a intensidade da radiação UV varia de acordo com a hora do dia e a época do ano. Fora das zonas tropicais, as maiores intensidades UV são produzidas quando o sol atinge sua máxima temperatura, ao redor do meio dia solar, durante os meses de verão.
A latitude: Quanto mais próxima do equador, mais intensa é a radiação UV.
A Nebulosidade: A intensidade da radiação UV é máxima quando não há nuvens, porém pode ser alta inclusive com nuvens. A dispersão pode produzir-se no mesmo efeito que a reflexão por diferentes superfícies, aumentando a intensidade total da radiação UV.
A altitude: A maior altitude da atmosfera é a mais fina e absorve uma menor proporção de radiação UV. Com cada 1000 metros de incremento de altitude, a intensidade de radiação UV aumenta em um 10 à 12%.
O ozônio: O ozônio absorve parte da radiação UV que poderia atingir a superfície terrestre. A concentração de ozônio varia ao longo do ano e inclusive do dia.
O reflexo pelo solo: Diferentes tipos de superfícies podem refletir ou dispersar a radiação UV em diversas medidas; por exemplo, a neve recente pode refletir até 80% da radiação UV; a areia seca na praia, ao redor de 15%, e a espuma da água do mar ao redor de 25%.

 

QUAL É A ESCALA QUE REGULA O ÍNDICE UV?
O índice UV classifica-se de acordo com a Organização Mundial de Saúde, mediante a seguinte escala:

 

 

Fonte: TEMPO

Please reload

Posts Em Destaque

DICAS: ALUGUEL DE PALCOS

March 6, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags