A Cidade com 100.000 mil tendas

March 20, 2018

 A cidade das Tendas - Mina - Arábia Saudita

 

20Km quadrados | 100.000 Mil tendas | 3 milhões de pessoas

 

Mina é uma pequena cidade localizada no interior de um vale, na província de Makkh, no oeste da Arábia Saudita, cerca de 8 km a leste da cidade sagrada de Meca. Dentro do vale de 20 quilômetros quadrados, tendas cobrem todo o espaço aberto, tanto quanto os olhos alcançam ver, muito bem arrumadas, fileira após fileira. Nessas tendas, os peregrinos do Hajj pernoitam durante os cinco dias de cada estação Hajj (peregrinação realizada à cidade de Meca pelos muçulmanos).

 

Mas o que é o Hajj?

"Hajj é o nome da peregrinação que milhões de muçulmanos fazem todos os anos até a cidade de Meca, na Arábia Saudita. O ritual histórico de desapego, arrependimento e reflexão é um dos cinco pilares da religião islâmica – junto com o testemunho, a reza, a esmola e o ramadã.

O hajj (que significa “peregrinação” em árabe) é uma obrigação para todo o muçulmano que tem condições financeiras e físicas de empreender a viagem. Isso inclui as mulheres, mas elas só podem ir acompanhadas de um grupo de outras mulheres ou de um homem.

A caminhada é antiga e foi realizada por todos os profetas desde antes de Maomé - que, em 628, fez a primeira peregrinação, levando 1.400 fiéis à Meca.

O peregrino deve vestir apenas uma túnica branca, simbolizando o desapego a valores e bens e a ideia de que todos são iguais perante Alá."

 

Pelo resto do ano, Mina permanece praticamente deserta.

 

Existem mais de 100.000 tendas com ar-condicionado em Mina fornecendo alojamento temporário para 3 milhões de peregrinos. As tendas medem 8 metros por 8 metros e são construídas com fibra de vidro revestida com teflon, a fim de garantir alta resistência ao fogo.

 

Originalmente os peregrinos traziam suas próprias tendas que eles erguiam nas planícies de Mina. Após o longo Hajj, as tendas eram desmanteladas, embaladas e levadas de volta.

Em seguida, em algum momento na década de 1990, o governo saudita instalou tendas de algodão permanentes para aliviar o fardo dos peregrinos de terem que levar seu próprio equipamento de camping.

Mas depois de um grande incêndio que varreu a cidade das barracas, matando aproximadamente 350 peregrinos em 1997, a atual cidade permanente à prova de fogo foi construída.

 Cidade de Mina vista pelo Google Maps

 

As barracas são segregadas em vários acampamentos, cada uma das quais, possui suas próprias paredes externa e ligadas a outros campos por corredores. Cada acampamento é equipado com uma cozinha, banheiros e instalações sanitárias. Cada barraca possui um código de cores por país e numerações e todos os peregrinos possuem plaquetas com a cor e número para o caso de se perderem.

Nos últimos dois anos, a cidade passou por uma grande mudança com o governo investindo bilhões de reais em muitos projetos de infra-estrutura para facilitar os rituais assustadores e fisicamente exigentes da peregrinação anual. A rede abrangente de segurança contra incêndio, consiste de aspersão de água acionada por sensores de calor, ligados a um sistema de alarme implementado para evitar repetir a tragédia de 1997.

 


Assista ao Vídeo:

 

 

Tags:

Please reload

Posts Em Destaque

DICAS: ALUGUEL DE PALCOS

March 6, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo